domingo, 29 de junho de 2008

relação da teoria da estruturação com a comunicação organizacional - trabalho n.º 1002

Neste texto procura-se interpretar a interacção possível entre a Teoria da Estruturação de Giddens e a comunicação organizacional.
No entanto, surge um pequeno óbice a esta análise que se prende com o facto de Giddens falar da Teoria da Estruturação sob a vertente humana como agente social, e considerar que as organizações não podem ser consideradas como agentes sociais.
Assim, pretende-se neste texto explicar que é possível que a Teoria da Estruturação seja um complemento da comunicação organizacional e vice-versa.
Por isso defende-se de que uma das principais contribuições da Teoria da Estruturação aos estudos da comunicação organizacional era reconhecer que as abordagens funcionalistas, interpretativas e críticas eram complementares.
Não obstante a posição de Giddens sobre o papel da Teoria da Estruturação nos elementos colectivos, como são as organizações, é defendido que seria necessária a manutenção do diálogo teórico entra a Teoria da Estruturação e a pesquisa em comunicação organizacional, pois assim poderia integrar-se a Teoria da Estruturação na pesquisa em Comunicação Organizacional da mesma forma que Giddens associou as perspectivas sociológicas funcionalistas e interpretativas.

http://www.fca.pucminas.br/saogabriel/comorganizacional/textos_novos/teorias_historia/CASALI_relacoes_da_teoria_da_estruturacao%20l.pdf

Sem comentários: