quarta-feira, 4 de junho de 2008

TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO - DIMENSÕES SINTAGMÁTICA E PARADIGMÁTICA

http://educacao.uol.com.br/sociologia/teoria-estruturacao-principios.jhtm

A Teoria da Estruturação, apresentada por Anthony Giddens tem como meta analisar as práticas sociais ordenadas no espaço e no tempo, procurando entender como se mantêm estáveis as relações sociais e a reprodução das práticas sociais.Para Giddens, a tarefa da sociologia consiste em "fornecer concepções da actividade social humana e do agente humano que possam ser colocadas a serviço do trabalho empírico. A principal preocupação da teoria social é idêntica à das ciências sociais em geral: a elucidação de processos concretos da vida social".Assim, a Teoria da Estruturação procede a uma reavaliação da dicotomia básica (indivíduo/sociedade) presente nas teorias sociológicas tradicionais, que Giddens denomina de consenso ortodoxo (Giddens refere-se, basicamente, ao funcionalismo e ao estruturalismo).

A Teoria da Estruturação estabelece uma dimensão sintagmática da estrutura - que representa a padronização das relações sociais no tempo e no espaço, envolvendo a reprodução de práticas sociais localizadas - e também concebe uma dimensão paradigmática da estrutura - que representa a ordem virtual de modos de estruturação recursivamente implicados na reprodução das práticas sociais.

Para Giddens a Estrutura é considerada como um conjunto de regras e recursos implicados, de modo recursivo, na reprodução social. Ela é uma ordem virtual de relações transformadoras que permitem a reprodução das práticas sociais por dimensões variadas de tempo-espaço.

A Estruturação refere-se às condições gerando a continuidade das práticas sociais que são produzidas e reproduzidas em interacção - e os princípios estruturais só existem à medida que as formas de conduta social são cronicamente reproduzidas através do tempo e do espaço.

Sem comentários: