domingo, 22 de junho de 2008

Teorias da Estruturação - Dimensões sintagmática e paradigmática - Trabalho n.º 1001

Neste texto relativo às dimensões sintagmática e paradigmática, é feita a comparação da posição do individuo no espaço e no tempo, tendo em conta a dicotomia da teoria da estruturação de Giddens - individuo/sociedade.
É feita a análise das posições de Giddens relativamente à posição do individuo na sociedade, sendo aflorado que não é aceitável pelo autor a existência de qualquer forma de totalidade social que restrinja a livre iniciativa.
No presente texto é abordado o facto de Giddens não aceitar a sustentação teórica da hermenêutica, no que concerne à concepção das relações e os fenómenos sociais partirem da experiência do actor individual, pois a sociedade não é uma «criação plástica dos sujeitos humanos».
Aqui é-nos apresentado que a Teoria da Estruturação, na dimensão sintagmática da estrutura, representa as relações sociais no espaço e no tempo como uma padronização que assenta na «reprodução de práticas sociais localizadas». No entanto, também temos a concepção, numa dimensão paradigmática da estrutura, que implicados nas práticas sociais, nomeadamente na sua reprodução, apresenta-nos os modos de estruturação como uma representação da ordem virtual.
Temos assim que as práticas sociais são produzidas e reproduzidas pelos actores sociais apoiadas em regras e recursos que se alicerçam em formas de interacção social em que as práticas sociais se radicam e reproduzem nas próprias relações humanas.
As relações sociais não podem ser entendidas como delimitadas pelo conceito tradicional da sociedade, pelo que Giddens entende aplicar o termo regionalização, atendendo ao facto de tais contextos atravessarem sistemas sociais reconhecidamente distintos.

http://educacao.uol.com.br/sociologia/teoria-estruturacao-principios.jhtm?action=print, guiddens

Sem comentários: